sábado, 10 de outubro de 2009

"Agarrar a água"


O diagnóstico está feito. Tal como já tinha referido anteriormente, este ano, resolvi inscrever-me numa classe de aperfeiçoamento em Natação. Conseguindo, após um largo período de negociação, ir nadar com os meus companheiros do CVG às terças e quintas, deixei o meu sábado então, para essa tarefa, onde quase únicamente trabalho a (pouca) técnica. Após algumas semanas a conclusão chegada foi a de que, eu não agarro a água. Sendo um tipo da área das ciências e estando sucessivamente a frase "não agarras a água" acompanhada com um gesto com os membros superiores ainda mais enigmático, a matraquear-me o cérebro, lançei-me numa pesquisa pela internet de sinónimos e imagens que me fizessem compreendê-los. Mas nada, se nos perdermos pelos vários sinónimos do verbo "agarrar" quer na sua forma transitiva, quer na sua forma pronominal, nada. Se passarmos às imagens que proliferam pela rede, percebo o movimento dos nadadores, mas: - eles agarram a água? Help me, please!

1 comentário:

Fernando Carmo disse...

Claro que agarram.
Aliás, t~em mesmo de agarrar, para transmitirem a força da sua braçada, transformando-a em propulsão.

se não a agarrarem, ou seja, se não conseguirem criar apoios, passariam simplesmente os braços pelo líquido mantendo-se no mesmo local.

Eu também ainda não percebi bem onde agarrar. Depois há os que agarram mais à frente e soltam mais atrás. Há os que têm mais força. E depois disto tudo, tens de juntar a resitência ao avanço que o teu corpo ou o seu posicionamento provocam.

E já agora, anota também o conceito de "período crítico", que são as etapas da nossa vida, mais adequadas ao desenvolvimento de determinados skills. Vens tarde, será mais difícil, mas conseguirás. :-D