domingo, 19 de abril de 2009

Duatlo de Arronches


Tal como um Thor Hushovd, no dia seguir ao Paris-Roubaix, recupero, algumas horas após ter sido projectado sobre os paralelos da bela vila alentejana de Arronches. Algumas escoriações, joelho, anca e cotovelo, dores quanto baste e a minha Bianchi um bocadinho torcida. Mas, claro está, a minha prova não se resume à queda. Nunca tinha participado num Duatlo standard e estava expectante de como reagiria físicamente a um esforço que à partida seria prolongado. Partindo com alguma calma, cedo a perdi, começando a correr o melhor que conseguia e podia. Primeiros 10km de corrida feitos em 39m45s e uma transição rápida, já com elásticos, para um segmento de bicicleta que pretendia superior aos anteriores. Saída do parque, entrada no paralelo, curva feita por dentro, a descer, queda. Demasiado rápido, como qualquer queda. Levantar, pegar na bicicleta , andar e só depois a avaliação. Braço direito muito dorido, cotovelo com mau ar e o guiador com um aspecto estranho. Resultado, pior tempo no segmento de ciclismo, com uma passagem da quarta para quinta volta, lenta, mas lenta. Talvez, por ter dado muito pouco na bicicleta, saí ainda algo confortável para a segunda corrida, onde fiz o 59º tempo com 22m30s, com 165 de batimento cardíaco, mas com pouca força para dar mais. Tempo total da prova 2h41m26s e mais uma etapa realizada, com vista ao objectivo primeiro. Agora, seguem-se corridas e mais corridas, para ver se chego aos 38 antes dos 39.

domingo, 12 de abril de 2009

39m43s


Está feito, o enunciado primeiro objectivo da época, foi concretizado no Grande Prémio da Páscoa em Constância. Com a companhia do "lebre" Fernando Carmo à partida, desta vez é que foi. Pela primeira vez também, creio que pensei um bocadinho a corrida. Embora no primeiro quilómetro tivesse passado a 4m08s, persegui um grupo de sete ou oito atletas, no qual consegui encaixar aí aos 3km. Questionei-lhes acerca do tempo que pretendiam alcançar, sendo a resposta consonante com o meu objectivo - menos de 40m. No entanto ao chegar ao 5ºkm, percebi que podia andar mais, começei a puxar pelo grupo e larguei-os. Um pouco mais à frente, passou por mim um companheiro, ao qual colei, durante um bom bocado. Aos 9km tinha 35m56s e sabendo que ia acabar a descer, percebi, que desta vez é que era.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Allgarve

Espetacular este fim-de-semana prolongado no Algarve. Quinta-feira, deixei a minha serra (de Sintra) e rumei a Sul. Estadia num Aparthotel, vizinho do lado da pista de crosse das Açoteias. Algum treino, Triatlo e um bocadinho de descanso...perfeito.

No sábado a vontade para a prova era muita, e desta vez, dentro de água tirei mais de um minuto ao Triatlo de Alpiarça, ainda assim não foi suficiente para apanhar um grupo ao meu nível na bicicleta, por isso, aqui foi sempre a sofrer, na corrida já se sabe, é sempre a «andar».

No Domingo, os miúdos. Fiquei deslumbrado com a qualidade da corrida da atleta que venceu a competição feminina e claro sempre a admirar a atitude do João Pereira e a presença da Bárbara Clemente.

Hoje, terça-feira, foi dia de regresso, sem antes fazer 50m de crosse na companhia de 5 ou 6 jovens suecas, atletas de meio-fundo desse fantástico país do norte da Europa.

Ui, tão bom!